Livro

Capa do disco Tropicalia ou Panis et circencis

O disco Tropicalia ou Panis et circencis tornou-se símbolo não só do movimento tropicalista como também da vertiginosa movimentação cultural que tomou conta do Brasil no final nos anos 1960.

O livro, idealizado e organizado pela pesquisadora Ana de Oliveira, é composto por doze ensaios inéditos, de autores diferentes, um ensaio para cada uma das doze canções que compõem o LP. Textos que misturam memória, análise, encantamento, documentação, teoria, prática, filosofia, poesia, pão e circo, formando um livro único no Brasil, dedicado especialmente a um único disco.

"A infinidade de imagens poéticas das letras desse disco nos inspirou a convidar designers e artistas visuais de variadas tendências e disciplinas a apresentarem interpretações visuais de cada faixa. Assim, as obras musicais foram traduzidas para linguagens próprias das artes visuais, os capítulos ganharam ilustrações personalíssimas e cada canção foi contemplada com um pôster".

Livro-objeto único, imperdível, tropicalista.

Capa do livro Tropicalia ou Panis et circencis

"Há discos – poucos, pouquíssimos – que são muito mais do que uma coletânea de canções: além de marcar época, trazem novos rumos para os tempos vindouros, deixam influências não apenas na música mas em gerações. Mais do que fator decisivo para determinada etapa da música, são marcos na cultura de um país.

Assim foi com Tropicália ou Panis et circensis, de 1968. Passado todo esse tempo, continua com o vigor de um divisor de águas, que estabeleceu um antes e um depois na música popular brasileira e significou uma mudança significativa no comportamento das gerações que viveram aquele período marcante da história. Das canções aos arranjos, das letras às vozes que as cantavam, tudo significou uma abertura total de caminhos.

Nada mais natural, portanto, que Tropicália continue sendo, tantas décadas depois, objetivo de estudos e análises, e que suas canções sejam tema para novas interpretações – e não apenas musicais, mas de várias outras formas de expressão.

Este livro é boa prova disso. Reunindo ensaios de pensadores e trabalhos de artistas plásticos de várias gerações, é um bom reflexo não apenas do impacto causado pelo disco, mas de sua permanência.

A Petrobras patrocina este projeto. E, assim, reafirma sua parceria com as artes do nosso país.

Há mais de meio século cumprimos de maneira rigorosa nossa missão primordial, que é a de contribuir para o desenvolvimento do Brasil.

Patrocinar nossas artes e nossa cultura é parte dessa missão, desse compromisso."

Petróleo Brasileiro S/A - PETROBRAS

Créditos do livro

Idealização, curadoria e edição: Ana de Oliveira
Projeto gráfico e direção de arte: Rico Lins e Amanda Dafoe
Design: Leila Schöntag
Assistente de arte: Alejandra Adeikalam
Tradução (textos): Peter Musson
Tradução (letras): Christopher Dunn
Preparação e revisão: Aluizio Leite
Coordenação de produção: Viviana Pereira
Produção gráfica: Fátima Secches
Assessoria de imprensa: Fernanda Thompson
Assistência jurídica: Caio Mariano e Caio Fujiyama
Assessoria contábil: Hitoshi Nizhimoto
Realização: Iyá Omin Produções


Créditos do Hotsite

Planejamento Digital e Coordenação: Vinicius Russo
Design: Criaturas
Programação: CodeKings